Sentes que andas sempre num estado de ansiedade e agitação, do qual não consegues sair?
- já tentaste parar mas não consegues lidar com os pensamentos todos que surgem?
- gostavas de sentir-te mais calma mas não sabes como o fazer?
- gostavas de aprender a meditar, mas não sabes por onde começar?
- sentes-te desmotivada sempre que tentas meditar e achas que nunca vais conseguir?
- não sabes como lidar com a agitação interna?
Há uma forma de conseguires sentir-te sempre calma, confiante e em controlo face a tudo aquilo que te acontece no dia a dia!
Sabes qual é o segredo? A meditação!
Praticares meditação vai permitir-te desenvolver a capacidade de usares a tua respiração e a presença do teu corpo para conseguires permanecer no momento presente. E é no presente, no aqui e no agora que te consegues distanciar dos pensamentos e sentimentos que te provocam ansiedade e agitação interna. Em vez de reagires e te envolveres, tornas-te capaz de simplesmente observar, e esse é o superpoder para te sentires mais calma.
Eu costumava ser uma pessoa extremamente ansiosa, e por vezes tinha mesmo ataques de pânico.
Tudo o que envolvia falar em público ou ser o centro das atenções provocava-me crises de ansiedade. Tinha também muita dificuldade em lidar com situações difíceis que surgissem, o que resultou num distúrbio alimentar e numa depressão.
Em 2008, já depois de achar que estava curada, dei por mim a fazer um curso de introdução à meditação budista.
Foi uma experiência que mudou a minha forma de ver as coisas radicalmente. No entanto, estar parada com os pensamentos era muito difícil para mim, e manter a rotina também! Principalmente quando comecei a viajar muito em trabalho. E eventualmente acabei por desistir!
Foi depois em 2011, quando entreguei a minha tese de doutoramento que comecei a praticar yoga todos os dias, e isso levou-me novamente à meditação. Descobri a meditação mindfulness, que me deu as ferramentas para lidar com as minhas dificuldades anteriores e estabelecer uma prática diária.
As crises de ansiedade deixaram de existir, porque sempre que sentia o meu coração a bater mais depressa, usava logo a respiração consciente para não deixar que a ansiedade viesse e se instalasse. A meditação tem sido, desde aí, uma constante na minha vida, e tenho vindo a aprofundar cada vez mais o meu conhecimento e prática.
Ter desenvolvido este superpoder permite-me ainda hoje lidar com a dor crónica que se instalou desde 2018 de uma forma muito mais leve. A meditação transformou a minha vida, desde a capacidade de controlar a minha ansiedade, de lidar com os meus pensamentos, de ver as coisas de uma forma diferente e até mesmo de lidar melhor com a dor física. Permitiu-me olhar para dentro com muita compaixão e conhecer-me profundamente.
Decidi então ajudar outras pessoas a transformar a sua vida, e comecei a ensinar meditação de uma forma mais profunda dentro e fora das minhas aulas de yoga e sessões de mentoria. Assisti a plenas transformações pessoais e percebi o verdadeiro superpoder que esta prática é! E foi para difundir o mais possível estes ensinamentos que decidi criar o curso ‘Aprende a Meditar’. Para que todas consigam ter as bases sólidas e ferramentas práticas que permitam incorporar a meditação na sua rotina diária, sem esforço e sem dificuldade.
Apresento-te o curso ‘Aprende a Meditar’ - um curso online de introdução à meditação mindfulness
Neste curso vais: aprender a meditar utilizando as bases da meditação mindfulness, aprender a usar a tua respiração para te sentires mais calma e presente, aprender as ferramentas que precisas para lidar com o stress e ansiedade.
O curso Aprende a Meditar vai-te dar as bases que precisas para poderes aprender e manter uma prática de meditação mindfulness.
Neste módulo inicial vais aprender as bases da meditação mindfulness e como as incorporar no teu dia a dia perceber com detalhe os benefícios que a prática te irá trazer.
Neste módulo vais aprender a usar a tua respiração como base da prática para que te consigas manter no momento presente, não só durante a meditação mas também no teu dia a dia.
De seguida vais aprender como usar as sensações do corpo para:
- teres outro ponto de presença para além da respiração
- conseguires libertar qualquer tensão muscular ou sensação de mal estar
- conseguires reconhecer as reações do teu corpo ao teu modo de estar e pensar.
Neste módulo vais expandir a tua atenção para incluir as emoções e sentimentos que vão surgir durante a prática de meditação para que consigas:
- identificar e nomear esses sentimentos ou emoções e estar confortável com eles
- lidar com eles no teu dia a dia de forma calma e tranquila.
Neste módulo vais incluir os pensamentos no teu campo de atenção para que consigas:
- libertar-te dos padrões condicionantes que os pensamentos te trazem
- estar presente de coração aberto para tudo o que a tua mente produz
- não ir atrás dos pensamentos
- lidar com os pensamentos negativos.
Neste módulo vais aprofundar um pouco mais a tua prática para que consigas:
- reconhecer, permitir e investigar tudo aquilo que acontece dentro de ti perante momentos difíceis
- desenvolver a capacidade de manter a tua presença e compaixão perante esses momentos.
Neste módulo vais incluir todos os níveis de percepção abordados até agora para que:
- saibas como incorporar tudo o que surge quando te sentas para meditar
- te sintas confortável e segura em cada sessão de meditação
- saibas lidar com os desafios que vão surgir.
Neste módulo vais explorar a meditação como base para o autoconhecimento para que:
- consigas usar a meditação na prática como um veículo para o teu bem-estar
- consigas expandir cada vez mais a tua percepção de quem és.
Uma aula extra com dicas de como incorporar a prática de meditação no dia a dia.
Uma aula extra sobre Journaling.
Aulas gravadas para assitires ao teu ritmo.
Audio com práticas meditação.
Bónus com aulas extra.
Possibilidade de tirares dúvidas através do WhatsApp.
Testemunhos
O que dizem as minhas alunas: "Comecei a meditar no final de 2020 numa altura com muito trabalho virtual e pouco tempo para mim. Depois de tantas sugestões, decidi experimentar a meditação. Pouco tempo após iniciar comecei a sentir as diferenças... estava menos irritada e conseguia controlar melhor as minhas emoções. Só posso dizer que me sinto uma pessoa diferente por ter experimentado e que senti na pele os benefícios de fazer esta paragem tão essencial diariamente para me conectar com o meu corpo e mente." Patrícia Lopes
“Inicialmente, fiquei admirada de conseguir estar quieta 15 minutos. Inicialmente, fiquei admirada de conseguir estar quieta 15 minutos. E ao fim de algum tempo de prática de meditação, apercebi-me que tinha alterado o modo como lidava com os pensamentos que me iam surgindo e que havia uma nova tranquilidade instalada. Lembro-me de um momento no trabalho em que tive de realizar um procedimento difícil com implicações muito importantes em que utilizei uma breve meditação antes, o que me trouxe serenidade. Nesse dia percebi o impacto da meditação na minha vida. Hoje em dia sinto-me mais serena, aceitando e lidando com o que surge, identificando e compreendendo os meus pensamentos mais negros e tentando lidar com eles. Em momentos de maior stress, faço alguns minutos de meditação, que me ajudam. Acho que a meditação é uma ferramenta extraordinariamente útil para o nosso bem-estar e é “life-changing”. Com períodos de maior e outros de menor frequência da prática, a meditação e os seus ensinamentos estão sempre comigo.” Rita Sousa
E agora chegou a hora de fazeres a tua escolha.
Podes escolher não fazer nada e continuar a sentir-te ansiosa e stressada, sempre em busca de algo que traga a calma que procuras. Ou podes escolher investir em ti e mostrar a ti própria e ao Universo que mereces! Mereces aprender uma ferramenta que para o resto da tua vida te vai permitir lidar com momentos difíceis com calma e tranquilidade.